15.4.13

filmes do final de semana #1

eu e dayan sempre assistimos muitos filmes nos finais de semana, e a necessidade de comentar um pouco sobre eles é crescente.
bem, as pessoas têm blog pra isso, né? e já que eu tenho o meu (há quase de 10 anos) que está sempre no marasmo, resolvi fazer essa sessão semanal sem intenção alguma de regularidade ou rigorosidade de acontecimento, afinal de contas esse é um blog pessoal e meu objetivo não é fazer resenhas, apenas comentários e impressões sobre os filmes que gostei - ou não - de assistir.

quero fazer a mesma coisa para livros, porém mensalmente. afinal de contas, minha rotina de leitura tem frequência, porém não a velocidade que eu gostaria que tivesse, rs...

esse final de semana assistimos 4 filmes que já estavam na lista há algum tempo. tentamos caminhar entre o clássico, o atual, o reflexivo, etc. e acho que o resultado foi bem produtivo.


não assisti nenhum outro filme do diretor, mas gostei do tratamento estético deste. a fotografia é leve, contínua e criativa, mesmo tratando de um tema pesado e violento, além de trabalhar muito bem com a trilha sonora. andrew dominik conseguiu achar beleza no que todos consideram repugnante. impossível ignorar a crítica política feita durante todo o filme, de uma forma bem explícita – com um desfecho na última cena que quase passa do ponto do sutíl para o exagerado, mas para mim não ficou muito claro qual foi a ligação que dominik quis dar entre a trama e o momento político. bush ou obama, estamos todos fodidos do mesmo jeito? será? enfim, achei que o filme vale pela beleza. o fato de ser parado não me incomodou tanto, embora isso tenha me distanciado em alguns momentos. link do filmow.


_________________________________________



o que dizer sobre esse filme? foi pedido um relatório por uma professora e eu sinceramente não tenho nem por onde começar. acho que mulheres ficam ainda mais indignadas com esse filme, por vivermos preconceitos diários (em outras proporções, claro). o enredo: Irlanda da década de 60, 3 mulheres são jogadas em um convento/lavanderia por suas famílias e por diferentes motivos (estupro sofrido, beleza exaltada, filho sem casamento). obrigadas à trabalho quase escravo e tratamento quase militar com direito a abusos físicos e psicológicos feitos por freiras desumanas. é uma história verídica e apesar de distante da nossa realidade nos atenta ao fato de que muita coisa mudou, mas muito há para se mudar ainda. o assunto está em voga ultimamente por causa deste caso e deste caso. link do filmow.


_________________________________________



faz algum tempo que esse filme estava na lista. assisti sem saber que era uma história quase verídica (ou pelo menos o fato de ter existido alguém com os problemas físicos de john merrick). conta a história de um homem com o corpo todo deformado que é explorado no em um freak show por seu "dono" até o dia em que um médico o resgata com a finalidade de estudar seu caso. porém médicos e enfermeiras, logo após susto e horror, se deparam com uma alma nobre, coração bom e gentileza. logo john fica famoso na alta sociedade inglesa e vira amigo pessoal da princesa de gales e de uma atriz de teatro famosa. não há assunto clichê que caia no esquecimento se tratando de david lynch. link do filmow.



_________________________________________






difícil é definir a interpretação de robert downey jr.
qualquer coisa que envolva charlito me deixa com expectativas altíssimas e robert não me decepcionou. o filme, apesar de muito longo (e tinha como ser curto?!) conta a história do maior nome do cinema de todos os tempos (opinião pessoal detected). estou em uma fase de descobrimento de sua obra e o filme só fez crescer minha admiração por essa figura atemporal. foi pelo filme que fiquei sabendo que existe uma auto-biografia, que será devidamente lida e comentada aqui depois. link do filmow.






apenas para completar o post, deixou vocês com uma imagem que exemplifica bem como meu final de semana foi feliz. :)


3 comentários:

  1. Amei o post, adorei as dicas, vou colocar na minha lista para assistir. Haa, belas batatas no final kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o milk shake, janaina?? de morrer, né? tá vendo o que meu namorado faz comigo? rs

      Excluir
  2. Amo dicas de filmes, ainda mais quando nosso gosto é parecido. :)
    Já tinha assistido "Magdalene Sisters" faz muito tempo e lembro que na época eu fiquei meio chocada com toda história e, de certa forma, a crueldade com as mulheres nessa época e até hoje em dia, né. "Killing Them Softly" está na minha listinha de filmes, assim como "Chaplin", mas eu nem lembrava do filme então, provavelmente, iria enrolar por uns bons anos se eu não tivesse uma lembrança do livro que li sobre o Chaplin e tudo que aconteceu. Vou colocar como prioridade. E assisti "Eraserhead" do Lynch não tem nenhum mês e agora só falta The Elephant Man. Por algum motivo, aluguei quando era mais nova, mas nunca cheguei a assistir e jurava que era meio assustador. Acabei adiando demais mesmo amando os filmes do Lynch. Vou dar uma chance também.

    E que inveja desse lanche. :)

    Pale September

    ResponderExcluir