18.7.13

pintando pratos

quando decidi me aventurar em pintar pratos eu não tinha nenhuma experiência prévia no suporte. antes tinha brincado apenas com vários papeis e telas. e digital. ainda hoje aprendo a cada prato que pinto, buscando ser cada vez mais profissional no que diz respeito à apresentação do produto final.


hoje funciona assim pra mim: quando tenho uma ideia primeiro fico ruminando ela por alguns dias. quando tenho certeza que já cheguei mais ou menos onde quero conceitualmente eu vou pra internet. ah, a internet. esse mundo mágico onde nada é de ninguém e tudo inspira. o pinterest é minha primeira fonte, onde considero que as coisas tem mais meu estilo e, se procurar nos perfis certos, os trabalhos publicados lá tem muita qualidade. passeio entre o google, meus feeds de blogs de artistas que acompanho, behance, fotos. quando já cansei de tudo isso ou eu abro o photoshop ou pego papel e caneta/lápis/pincel/canetinha/lapiseira/oquetivernafrente e começo a rabiscar pra soltar o braço, sem muita pretensão de já sair com o trabalho finalizado. traço vai, traço vem, naturalmente daquele monte de rabisco sai alguma coisa e essa alguma coisa costuma ser meu projeto do que vai ser o prato final. ela tem mais ou menos essa cara:
quando termino esse desenho tento não me apegar muito à ele, porque sei que o resultado final pode sair bem diferente disso, já que eu tenho que repassar o desenho pro prato no olho... essa etapa é bem estressante e às vezes passo horas refazendo o desenho no prato com lápis dermatográfico (ou lápis normal, se a tinta que eu for usar não der cobertura total, como é o caso da próxima foto) até chegar no desenho que eu quero.


hora de pasar a limpo! escolho as cores e se vou usar caneta ou pincel. gosto muito mais do efeito do pincel, mas pra detalhes muito pequenos pode não ser a melhor opção!




agora é segurar o mal de parkinson e pintar tudo. :)


depois do desenho feito hora de fazer a assinatura. e voilá. o prato está feito. pelo prato ser decorativo não precisa mas eu levo o prato ao forno em 180º por 35º minutos do mesmo jeito, só pra fixar melhor a tinta. e depois tiro foto de tudo e coloco na loja. :)


12 comentários:

  1. Ai que graça. Coloca esse na loja também!
    Se você fizer com lobo, eu compro! hahaha
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Bem lega!
    Tenho planos de trabalhar meus rabiscos em porcelana em breve, sempre bom ver quem já está produzindo
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente tem que estar sempre experimentando, fala a verdade :)

      Excluir
  3. adorei :) pintei prato na escola pra lá no ensino fundamental e AMEI a experiência. teu trabalho ficou lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pintar pratos é uma delícia, mas como toda técnica precisa ser conhecida e aperfeiçoada. ainda estou no meio do caminho, mas chego lá :)

      Excluir
  4. Haaa que gracinha! Parabéns pelo seu talento!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. oh! que bonito! con que tipo de pintura lo haces???

    ResponderExcluir